Páginas

terça-feira, 29 de maio de 2018

CORPUS CHRISTI: Cristo caminha conosco!!!


Encontramos, no folheto desta quinta-feira, anunciada a festa do Corpo e do Sangue de Cristo. De fato, foi isto que ele celebrou na quinta-feira santa e que hoje lembramos, com muita gratidão, porque esta é a maior prova de que ele nos ama. Porém, o mais importante deste dia, é que ele nos dá a certeza de que continua caminhando conosco. Não só para abençoar. os nossos lares, mas para que sintamos que ele deseja estar sempre presente em nossas casas, fazer parte das nossas famílias. E para nos ajudar em todos os momentos, como fez durante todo o tempo que ele esteve na terra, e que garantiu continuar, como prometeu: "Eu estarei convosco todos os dias até o fim dos tempos". Quando ele não está e porque nós recusamos a sua presença, e, principalmente os nossos filhos, sofrem as consequências.

A nossa desgraça está em que, mesmo conhecendo estas palavras, sabendo tudo o que ele fez por nós, e tendo a certeza de que ele é sempre fiel às suas promessas, nós ainda não acreditamos nem permitimos que ele esteja presente em nossas famílias, nem nos momentos mais difíceis. E ainda reclamamos que ele se esqueceu de nós, sendo que fomos nós que o excluímos da nossa convivência. Por isso, hoje ele nos lembra que continua presente no meio de nós, na pequena hóstia consagrada, e é levado pelas ruas das nossas cidades para que nós nunca nos esqueçamos do que ele fez para a nossa salvação, e do que prometeu fazer para que as nossas famílias consigam viver em paz e ser felizes, ao prometer: "Eu estarei convosco todos os dias até o fim dos tempos". A vida das nossas famílias seria totalmente diferente se deixássemos que esta promessa se transformasse em realidade. Tudo depende de nós acreditarmos nas palavras de Jesus e permitir que ele participe da nossa família.

Esta é a razão do porquê, desde o ano 1963, a nossa paróquia de São João Batista enfeita as ruas da cidade, como gesto de homenagem e de gratidão. E, julgando pelo carinho com são preparados os trabalhos e como é realizada a procissão, a gratidão do povo está aumentando. Falta, porém, o que é mais importante para nós: permitir que ele faça parte de todas as nossas famílias, para que exista nelas mais união, mais fidelidade e paz.

Hoje, todos nós sentimos como as famílias estão precisando desta presença. Ninguém imaginava ser obrigado a presenciar a falta de amor, de fidelidade, e de respeito que existe dentro de muitas famílias e nem imaginar a situação em que se encontram hoje muitos jovens e até crianças. É muito triste ver tantos jovens escravos das drogas, do sexo, e da violência; crianças matando ao seu coleguinha; ou filhos matando seus pais por interesses materiais. Isto é prova de que Deus não consegue estar presente na vida destas famílias.

Muitos estão esquecendo-se de que o mesmo Jesus que prometeu: "Eu estarei convosco todos os dias até o fim dos tempos", nos alerta em outro lugar: "Sem mim nada podeis fazer." Nós teimamos em prescindir dele, e o resultado é a triste realidade que somos obrigados a presenciar todos os dias.

HOJE DEUS NOS GARANTE QUE PODEMOS CONTAR COM ELE!

Monsenhor Antonio



Nenhum comentário: