Páginas

sábado, 23 de junho de 2018

NATIVIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA: O Senhor me chamou!


Neste domingo celebramos o nascimento de São João Batista. Por isso, a Palavra de Deus está centralizada ao redor da pessoa de São João pelo destaque que ele teve dentro do plano de Deus. Sua missão foi fazer o que os responsáveis pela religião judaica deviam ter feito e não fizeram: preparar o povo para acolher o Salvador. Por isso, o seu nascimento e a missão que lhe foi confiada devem ser um exemplo para nós, que o temos como Padroeiro e, também para todos os que se gloriam do nome de cristãos, um exemplo a ser imitado. A Palavra de Deus apresenta-nos uma visão da vida dele e de como deve ser também a nossa vida.

Na primeira leitura (Isaías 49, 1-6) o profeta Isaías dá uma visão da vida e da missão de João Batista. Tanto a sua vida como a sua missão é um exemplo que todos nós devemos imitar. Isaías começa dizendo: "Nações marinhas, ouvi-me; povos distantes, prestai atenção". Destas palavras, já podemos deduzir de que a sua profecia vai dirigir a vida de João Batista e a todos os que seguirão o seu exemplo. Porque quando afirma: "O Senhor chamou-me antes de eu nascer, desde o ventre de minha mãe ele tinha na mente o meu nome". Isto também pode ser aplicado em todos nós, que existimos porque Ele nos criou e chamou-nos pelo nome. Para Deus não existe o anonimato, todos temos um nome. Nisto está toda a nossa dignidade: o fato de termos sido escolhidos por Deus. Quem nega a Deus perde toda a sua dignidade. Por isso, quando Adão e Eva desobedeceram a Deus, "se esconderam porque estavam nus", isto quer dizer que ficaram conscientes que tinham perdido toda' a sua dignidade e que não eram dignos de encontrar-se com Deus. Ficaram até com vergonha de' si mesmos.

O profeta já nos promete de que, quando Deus nos confia uma missão, nos dá, todos os meios necessários para cumpri-la, dizendo: "Fez da minha palavra uma espada afiada, protegeu-me à sombra de Sua mão e fez de mim uma flecha aguda, escondida em sua aljava, e disse tu és meu servo Israel, em quem serei glorificado". Isto quer dizer que esta missão, não é só a missão João Batista, e sim a missão do todo o povo de Deus representado pelo povo de Israel. João Batista foi o primeiro e, por isso, é chamado de Precursor. Todos os que desejam pertencer ao povo de Deus, devem, como ele, com o exemplo e com a palavra, preparar os caminhos do Senhor. Jesus confirma esta verdade, quando manda a seus discípulos: "Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo, quem não crer será condenado". Com a pessoa de João Batista começou o povo de Deus, continuou com Jesus e os seus discípulos e, a partir deste momento, quem quiser fazer parte do povo de Deus, precisa mostrar a todos, com e exemplo e com a palavra, o caminho do Senhor.

A fim de que todos nós entendamos de que a profecia de Isaías, concretizada na pessoa de João Batista, e confirmada com a vida e os ensinamentos de Jesus, foi encerrada com as palavras do profeta: "Não basta seres meu servo para restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os remanescentes de Israel; eu te farei luz das nações, para que a minha salvação chegue até os confins da terra". Desta forma ele nos apresenta a íntima relação do Antigo e do Novo Testamento

Monsenhor Antonio



Nenhum comentário: